23.

Thiago de Oliveira
3 min readSep 18, 2024

--

meu deus. algo está prestes a acontecer. todo poeta diz que é tempo de alguma coisa. agora é tempo de acontecer alguma coisa. estamos seguros pela mão do mundo. a mão do mundo está ficando fraca. o braço do mundo não aguenta mais. as articulações do mundo estão rangendo. o tronco do mundo está dobrando. estamos seguros pelo dedo indicador do mundo. nós estamos fracos. o mundo está ficando fraco por inteiro. o mundo não consegue segurar tantas mãos. estamos perdendo o mundo. estamos prestes a cair. ou não. não sei o que acontecerá quando perdermos o alicerce do mundo. o mundo tem várias mãos. uma por uma está apodrecendo. seguramos forte demais a mão do mundo. não pensamos na queda. ou não. não sei o que acontecerá. flutuaremos? não sei o que acontecerá. eu também não tenho mais forças nem despudor para segurar a mão fétida do mundo. a mão pálida e rija do mundo. a mão do mundo está morrendo. já morreu. nunca esteve viva. meu deus. algo está prestes a acontecer. eu desejo. eu cravo as unhas na mão do mundo. eu me revolto. mas eu desejo que ela me solte. eu mordo a mão do mundo. eu cravo os dentes. atravesso a mão do mundo e mordo a minha própria mão. eu sinto o gosto daquilo que não é sangue. daquilo que apenas é. eu quase não suporto o que é. mas eu quero o que é. mesmo que eu deteste. não se pode viver uma vida se escondendo do que é e do que se é. a mão do mundo não é a mão de deus. a mão do mundo é a mão dos homens. a mão dos homens é suja. a mão dos homens não foi pregada à cruz. não há beleza nas mãos dos homens. a mão dos homens se oferece para que eu a segure. eu não quero mais segurar a mão dos homens. a mão dos homens mente. algo está prestes a acontecer. não posso confiar na mão dos homens. não confio nem na minha mão. sou homem. ofereço a minha mão suja aos outros. quero que alguém segure a minha mão. quero que alguém venha até mim e beije as costas da minha mão. das minhas mãos. quero acariciar a cabeça de quem fizer este gesto. quero que o mundo tenha a coragem honrada de desistir. quero que o mundo venha até a mim e peça o carinho dos homens. quero aprender o carinho. estou cheio de amor pela mão pútrida do mundo. estou cheio de homens em mim. estou cheio de mundos e de mãos em mim. quero me desfazer. algo está prestes a acontecer. quero a mão de todos os homens em mim. quero a grande mão do mundo em mim. aquela mão reservada para o juízo final. quero ser esmagado pela mão gigante de deus. mas a mão do mundo não é a mão de deus. embora a mão de deus seja a mão do mundo. algo está prestes a acontecer. a mão do mundo é a mão de deus? estou me contradizendo. é este ar rarefeito que me foge. estou alucinando. estou pensando na mão do mundo cometendo atrocidades. estou pensando na delicada mão dos homens apanhando uma joaninha para depois esmagá-la . estou pensando na mão dos homens no falo. estou pensando na mão do deus em mim. estou pensando em sair às ruas para berrar o nome de deus. estou pensando em fundar uma nova religião. algo está prestes a acontecer e eu não posso ficar parado. a verdade espreita. nenhuma brisa solícita é inocente. nenhum descanso sob a sombra de uma árvore é gratuito. tudo será cobrado. já está sendo cobrado. a mão das árvores está vergando. os galhos estão prestes a cair. o céu a desabar. nenhuma gota d’água de nenhuma chuva é à toa. todo rio deságua no oceano. iremos desaguar no oceano? estamos desaguando. a mão do mundo está enfraquecendo. tem pesos pendurados nos nossos tornozelos. iremos direto para o fundo mais profundo do mar. iremos encontrar os destroços de civilizações antigas. estamos indo. alguém já deve ter enviado um garoto de recados. lá já devem saber quem somos. lá já devem estar colocando petróleo nas xícaras. seremos bem recebidos. viveremos eternamente afogados mas nos acostumaremos. meu deus. algo está prestes a acontecer. desconfio de cada farfalhar de bracatinga. os arbustos estão me observando. há alguém rindo. há alguém rindo atrás dos arbustos. os pássaros conversam entre si. as corujas. os mosquitos. todos estão tramando algo. e algo está prestes a acontecer. a mão do mundo. a mão de deus. a minha mão. entrelaçadas. eu tenho medo.

--

--

Thiago de Oliveira

fragmentos apenas. contos, poemas e crônicas estão maturando ou concorrendo a concursos por aí.